Unir a esquerda socialista com as pré candidaturas populares de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara!

O Comitê Central do PCB vem a público anunciar a decisão de promover a coligação com o PSOL para as eleições deste ano. Declaramos o apoio político à pré candidatura à presidência da República dos companheiros Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, aprovada na Conferência Eleitoral do PSOL. Trata-se de uma ampla aliança política e social entre o PCB, PSOL, MTST, os movimentos dos povos indígenas, movimentos feministas, negros, LGBTs, intelectuais progressistas, trabalhadores urbanos e rurais em torno de um programa que expresse a unidade mais consequente e combativa nas lutas contra os ataques da burguesia e do imperialismo aos direitos sociais, trabalhistas e democráticos desferidos pelo governo golpista.

O atual quadro histórico de aprofundamento da crise capitalista, acirramento das disputas interimperialistas no mundo e crescimento da extrema direita, com a continuidade da acumulação capitalista e suas expropriações, impõe cada vez mais limites e restrições às liberdades democráticas historicamente conquistadas pela classe trabalhadora. Nesse sentido, é fundamental que as pré candidaturas de lideranças dos trabalhadores sem teto e indígena também apontem para a necessária reconstrução e fortalecimento das organizações populares e suas lutas, antes, durante e depois das eleições.

O PCB construirá esta campanha nestes termos, ombro a ombro junto aos companheiros e companheiras. Somando-se às importantes iniciativas da plataforma Vamos, aos acúmulos das lutas dos movimentos populares e do PSOL, temos a apresentar o programa político do PCB, construído junto com a nossa militância, por meio de eixos programáticos de cunho popular, anticapitalista e anti-imperialista.

Para os comunistas brasileiros, na atual conjuntura, qualquer conquista política, social e econômica para as classes populares necessariamente irá contrariar os interesses das classes dominantes. Nesse sentido, a construção de candidaturas radicalmente populares passa longe de qualquer ilusão com a conciliação de classes. Igualmente devemos continuar a participar ativamente das lutas e resistências, para além das eleições, na Frente Povo Sem Medo, nos sindicatos, diretórios e grêmios estudantis, associações e movimentos populares.

O PCB conclama a sua militância partidária e dos coletivos, amigos e simpatizantes a não medirem esforços em participar da construção de uma ampla e combativa campanha na base da sociedade, capaz de se apresentar como alternativa a velhas ilusões estratégicas que permearam grande parte da esquerda brasileira até a história recente do nosso país.

Pelo Poder Popular! Pelo Socialismo!

São Paulo, 10 de março de 2018,

Comitê Central do PCB

Fonte: https://pcb.org.br/portal2/19001/unir-a-esquerda-socialista-com-as-pre-candidaturas-populares-de-guilherme-boulos-e-sonia-guajajara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s